Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Janeiro 2007
M T W T F S S
« Dec   Feb »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

Os grandes Portugueses

Ver entre os 100 melhores portugueses de sempre, pessoas que lutaram contra a ditadura Salazarista seria de esperar, ver Salazar nos 10 primeiros é visceral. Aos ouvidos infantis, é o mesmo que dizer que as pessoas elegeram os heróis que lutaram pela liberdade e contra o vilão, mas acima de tudo as pessoas decidiram que o vilão superava ou igualava-se aos heróis, estranho? Não, português. Saudade é uma palavra única da alma lusitana, Salazar foi o demónio e o único politico a entrar e sair pobre de um governo, este termo de votação tem um significado profundo dirigido à classe politica, ao conceito de liberdade e também aos valores de patriotismo e cultura portuguesa. O meu voto é para o primeiro senhor e rei, D. Afonso Henriques é o tal!

Comentários

GravatarComentário de Joao matos
15 de Janeiro de 2007, 9:27 post meridiem

seria tão estupido negar a votação de salazar como é o de proibir a extrema direita em portugal e não proibir a extrema direita.

Infelizmente é assim, num pais que se diz democrático e das primeiras frases da constituição surge “(…)um pais em transição para o Socialismo(…)”

Sabes que não sou democrata nem extremista, mas a hipocrisia é demais!..

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 6:24 post meridiem

É algo curioso…

GravatarComentário de joão silva
15 de Janeiro de 2007, 4:08 post meridiem

Salazar merece ganhar. Fez-nos sobreviver à primeira republica e quando olho para os politicos de hoje tenho saudades do estado-novo. Há que notar que se Salazar oprimia alguém eram comunistas escumalha como Álvaro Cunhal que bem merecem ser oprimidos. Para não falar do grandioso e digno valor do nacionalismo que com o 25 de Abril se perdeu e foi deitado aos porcos.

GravatarComentário de Ruben
15 de Janeiro de 2007, 10:37 post meridiem

fdx… voces mereciam ser torturados ate a morte pela pide… pa verem se gostavam de salazar ou nao…

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 6:52 post meridiem

Não subscrevo nenhum dos dois.

GravatarComentário de Anónimo
15 de Janeiro de 2007, 6:13 post meridiem

Votar no Salazar é uma vergonha, uma pura vergonha, depois do que ele nos fez passar, pela DITADURA ainda ha gente que vota nele!!!! Antes votar na Amália Rodrigues uma grande mulher portuguesa! Assim é que se vê como é o País.

GravatarComentário de Maria Matos
15 de Janeiro de 2007, 5:21 post meridiem

Porque será que os comentários só batem no Salazar ou no Cunhal? O que mais me supreende nos 10 Grandes Portugueses é a escolha ter recaido em 90% de ditadores. A minha escolha ficou entre esses 10 mas quando o escolhi e voltarei a fazê-lo, sabia que tinha sido um ditador e não foi nem o Salazar nem o Cunhal. Aprendam História, sem ser a dos manuais escolares é claro, e então falem de ditadores. Entre os escolhidos há nomes, quase todos, que estes dois bem gostariam de lhes terem chegado “aos calcares”. A minha supresa só foi – “não haja duvidas os portugueses gostam de levar no lombo” – ou então de História só sabem “ó rama, ó que linda rama…”. Pessoalmente, votei cônscia mas custa-me a acreditar, não é possível, isto não pode ser verdade que dos 10 só, somente 2 ou 3 poderão ser defendidos pelos seus “advogados” sem tocarem nas atrocidades que cometeram no tempo em que viveram. E podesse começar por “é o tal” contudo, foram Grandes Portugueses, olá se foram.

GravatarComentário de sergio
15 de Janeiro de 2007, 6:02 post meridiem

salazar foi um grande portugues mas apoiava a ditadura por isso acho mal votarem nele

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 9:15 post meridiem

Compreendo…

GravatarComentário de Patricia
15 de Janeiro de 2007, 9:36 post meridiem

Não sou uma fã do Estado Novo, mas o Salazar, tal como o Cunhal, foi um homem coerente que não entrou para a política para encher o bolso. Além disso, fez coisas positivas, como as casas do povo e as inúmeras escolas que abriu na província.Foi autoritário e não concordo com o seu colonialismo feroz, mas há que analisar as pessoas à luz da mentalidade da época.Se formos ver bem, o Marquês de Pombal foi bem mais sanguinário que ele e está, sem polémicas, na lista dos dez primeiros, assim como o Fernando Pessoa, um poeta formidavel que no entanto defendeu o projecto de um Portugal imperial.Todavia, todas estas personalidades deram grande contributo à história nacional, apesar de alguns aspectos que possamos considerar menos positivos.Na minha opinião, todos eles mereceram cada um dos votos que receberam.

GravatarComentário de Jorge Carvalho
15 de Janeiro de 2007, 2:02 ante meridiem

Salazar deveria servir de referência de Seriedade, de Honestidade, de Integridade e de Amor à Pátria, para a Classe Política.
Entrou para o Governo, Pobre ! E Pobre morreu !
Não sou político, mas para mim, Salazar é uma referência, e é para ele que vai o meu voto.

GravatarComentário de Mª João
15 de Janeiro de 2007, 3:03 post meridiem

As pessoas devem pensar o porquê da escolha de Salazar entre outros; devem talvez pensar que esta não é a democracia que queriam aonde proliferam corruptos e pessoas que lutam pelos seus própios interesses pessoais, estamos num País sem rei nem roque em que não funciona a justiça em que o amiguismo é que prevalece. Salazar deixou muito dinheiro, tanto que está a ser esbanjado para favorecer alguns. Ele ao menos foi honesto criou escolas, hospitais, segurança e bons bairros sociais que ainda hoje estão em pé e em boas condições.

GravatarComentário de a-tua-opiniao
15 de Janeiro de 2007, 12:21 post meridiem

Se estamos numa democracia não percebo o problema de haver quem tenha opiniões diferentes das nossas e que as defenda.

Abraços,

a-tua-opiniao.blogspot.com

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 1:56 post meridiem

A democracia normalmente costuma servir até ao ponto em que somos contrariados ou menos acompanhados… como bem se pode verificar pelos comentários.

GravatarComentário de Carlos
15 de Janeiro de 2007, 7:51 post meridiem

A democracia é capaz de conviver com a vitória de qualquer uma das pessoas nomeadas, se for Salazar, que seja, o povo é quem mais ordena.

GravatarComentário de Alvaro correia
15 de Janeiro de 2007, 12:42 post meridiem

O motivo de haver uma simpatia de votar no Salazar ,porque no tempo de Salazar :havia corropção mas não tanto como se vê agora,e Quem tem governado depois do 25 de abril não tem feito melhor.Onde está a justiça para os colarinhos brancos

GravatarComentário de General Zé
15 de Janeiro de 2007, 12:33 post meridiem

A todos quantos sentem saudades de Salazar, peço-vos: vão depressa para junto dele.

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 1:24 post meridiem

E tolerância não? Acho que já chega :)

GravatarComentário de Gil Fonseca
15 de Janeiro de 2007, 3:36 ante meridiem

Ao senhor joão Silva e outros
Acho revoltante que se possa ter boa opinião de uma pessoa como Salazar, que criou uma polícia política (A PIDE) que perseguiu e torturou imensa gente, mandou assassinar Humberto Delgado, falsificou eleições, Promoveu o meio rural à pobreza e o país a um atraso que ainda hoje se sente. O senhor João Silva nem merece viver numa democracia. Eu tive um familar que foi preso pela PIDE por defender uma senhora que foi vítima de um abuso de um agente desta polícia nojenta, como nojento foi também o homem que a criou: Salazar. É tristíssimo que possa ter o descaramento de dizer que os comunistas mereciam ser oprimidos, quando hoje você tem o direito de escrever e dizer o que pensa e na altura do «grande Salazar» não tinha. A ignorância que revela é lamentável.

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 1:27 ante meridiem

Ao senhor joao silva e fascistas,

Se Salazar fez sobreviver quem lhe convinha a primeira republica, outros tantos nao estao ca para contar a historia, devido ao facto de salazar os ter mandado matar, torturar e fazer as coisas mais atrozes e horriveis. Se as finanças foram (se bem que, somente, pela margem mínima) equilibradas, isso deveu-se ao facto de ter posto o povo portugues a comer uma sardinha e uma fatia de pao por dia! o meu avô e o meu pai foram forçados a combater na guerra! O meu bisavô foi preso e torturado por espalhar panfletos anti-salazaristas!

A ignorância que revelou foi acima da média de qualquer pessoa! Sugiro-lhe que leia como deve ser a História e que se informe de tudo como deve ser, antes de tirar ilações tão idiotas como essas.

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 1:30 ante meridiem

E, aliás, Salazar, como é sabido, e como o seu próprio defensor anunciou, no dia da defesa de Salazar, mal entrou para a política, cercou-se da alta sociedade da época: clero, patrões e militares (mas só as altas patentes que, curiosamente, escaparam à guerra). Tão honesto, tão pobre, tão coitadinho que era, que virou costas ao seu passado de pobre! Virou costas à família! Virou costas àqueles de onde ele veio! Áqueles onde a sua família se inseria! Aos pobres de Portugal! Que grande homem que se esquece daqueles que o trouxeram ao mundo e que o ajudaram a subir na vida!
Salazar é, somente, uma coisa: uma vergonha para este país!

GravatarComentário de Vitor Rodrigues #88#
15 de Janeiro de 2007, 11:03 ante meridiem

Dr Antonio de Oliveira Salazar nao provocou o atrasado de um país que comunistas tentam usar como argumento para provocar um odio por Salazar, argumento esse falicioso. Ter uma opinião sem fundamentos e uma pura ignorância, com um esforforço racional a verdade e possivel. Na epoca em que se vivia o Estado Novo,as ditaduras que se viviam na Europa eram piores, Italia por Mussulini, Alemanha por Hitler, Russia por Estaline, Espanha por Franco governos estes facistas, Portugal vivia um governo Quasi-Fascista.
Se Portugal esta num atraso nada è por culpa de Salazar mas sim por culpa dos governos que se implementaram depois do 25 de abril. Salazar e um grande portugues consegui estabilizar o orçamento de estado foi um politico honesto e com amor a patria.
Viva Salazar abaixo Alvaro Culhal.
o 25 de Abril não e feriado e apenas um dia como os outros.

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 3:24 post meridiem

Muito pelo contrário, sr. Vitor Rodrigues!

Se Portugal está no atraso em que está, isso se deve ao dr. Salazar!

Diz-se que este politicote deixou os cofres do Estado cheios de dinheiro…maior mentira não conheço até agora. O Salazar tinha as finanças equilibradas por um fio! Tanto que se viu que, mal começou a guerra colonial, as finanças descambaram completamente. Contudo, gente como o sr. é tão tapada que não vê que, como actualmente, Salazar nao saia para a rua a dizer que o país estava em crise….porque não lhe convinha nem à sua imagem de salvador da pátria!!! Estabilizar o orçamento de estado…por favor…se o pusessem a comer só uma refeição por dia e a pagar um imposto por ter televisão, actualmente, também queria ver se as finanças não estavam equlibradas. Um político honesto? Bem, essa é um riso total… É que o sr., bem como um chorrilho de ignorantes que vivem neste país, esquecem-se que, naquele tempo, só era publicado e anunciado o que convinha ao governo do dr. Nojeira Salazar!!! Censura e tal, não sei se já ouviu falar… E, para as verdades que, realmente, saíam cá para fora, cá estava a PIDE para prender, torturar e até matar essas pessoas…
Já para não falar da honestidade que ele demonstrou para com a classe social onde cresceu. Mal chegou ao Governo, cercou-se das altas classes de Portugal e esqueceu-se completamente do estrato social da família e do povo que o criou.
Tomara que pense nisto como deve ser e meta alguma inteligência nessa sua cabeça! Se prefere viver com o medo de uma visita estranha às 3 da manhã, feita por uns senhores de capote e chapéu, que pegavam em si e o levavam para Peniche, à vontade! Só não imponha esse seu desejo masoquista a quem não quer!

Muito bom dia a todos.

GravatarComentário de Joao Branco
15 de Janeiro de 2007, 2:58 post meridiem

a guerra no ultramar foi para defender o que era e é nosso apesar de hoje em dia nao o termos como directamente nosso.
Se nao fossem os portugueses na angola ainda andavam nus.
Africa so tem que agradecer aos portugueses por la terem estado.
e ja agora (Sr Figueiredo) qual o pais cuja a sua economia resista a guerra. VIVA SALAZAR

GravatarComentário de Vitor Rodrigues
15 de Janeiro de 2007, 3:23 post meridiem

Dr Salazar foi um politico como será dificil existir outro nos tempos que decorrem.
Como o “bolo” era considerado uma gloseima, era caro e so os ricos o poderiam comer devido ao preço, Salazar nao deixou o Preço do hoje dito “bolo de arroz” aumentar pois acharia que os pobres tambem teriam direito a uma gloseima.
Nao deixou aumentar os preços de alimentos indespensaveis a vida humana como o pao e o arroz.
Hoje com o governo que temos “josé Socrates” que eu nao admiro em nenhuma prespectiva, este senhor sim, um é um governador para ricos e esta no poder devido a falta de cultura por parte dos portugueses.
E um politico que eu nao nego a sua intelegencia, mas um politico que esta no governo para seus benefes.
Muitas das estradas em que eu circulo foramfeitas na epoca do “estado novo”.
3 submarinos que nos possuimos foram adquiridos no tempo de Salazar, e os novos no governo do Dr Durao em que o ministro da defesa era paulo portas.
Retirando Salzar o unico primeiro ministro a quem eu daria a minha credibilidade era Santana Lopes um bom politico apesar dos Portugueses nao lhe terem dado opurtunidade pois ele era contra os ricos, a comunicaçao social “cortou-lhe as pernas”

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 11:26 post meridiem

Oh Sr. Vitor Rodrigues!
Meu Deus do céu, nunca li tanta asneira em tão pouco texto!
O bolo era caro, sempre foi caro e tão caro era que os pobres chegavam a morrer à fome.
É impressão minha ou não viveu na altura do estado novo e limita-se a arrotar postas de pescada acerca do que é lido nos lindos livros de história que dizem lá nos títulos “ah, o lindo milagre financeiro que nunca existiu!”, “a benesse de nao termos entrado na segunda guerra mundial, apesar de isso nos ter condenado a um atraso sem precedentes!”, etc???
Nao discordo de que José Sócrates está a fazer um governo aquém das espectativas dos portugueses…mas vejamos….depois do país que os Drs. Durão Barroso (que se pisgou para Bruxelas) e Santana Lopes (como consegue, sequer, achar competente este “político” que, na cabeça, tudo o que tem é gel?), não me admira que tais medidas tenham que ser tomadas.
Muitas das estradas onde circulam foram feitas no estado novo, sim senhor…mas temo dizer-lhe que se fizeram quase em terra batida, tendo sido alcatroadas só depois de salazar se ter convencido de que Portugal não era “a mais formosa das herdades”, após aquela grande asneira cometida com a agricultura portuguesa (o celeiro de Portugal…por amor de Deus…)
Realmente, 3 submarinos que nós adquirimos…têm cá uma utilidade bruta, sem dúvida, ali a ganhar ferrugem nalgum dos nossos portos! Diga-me a utilidade que aqueles submarinos têm tido e talvez eu lhe dê razão nesse argumento.
Credibilidade a Santana Lopes? Mais credibilidade daria eu a um governo do dr. Garcia Pereira do que a um governo comandado por este idiota (sim, idiota, não encontro um nome mais lisongeiro para o Dr. Santana Lopes)! E, contudo, tinha uma visão completamente oposta da de Salazar: Salazar via o país como um celeiro…Santana Lopes vê o país como uma discoteca….
É triste ver que a incultura prevalece…

Muito boa noite

GravatarComentário de Gil Fonseca
15 de Janeiro de 2007, 3:27 ante meridiem

vivemos numa democracia baseada em valores básicos como os direitos humanos e a liberdade de expressão e associação. Salazar criou um sistema que foi o contrário disso e onde pessoas foram perseguidas e torturadas apenas pelo crime de terem uma opinião diferente. E às vezes nem isso.
Se acreditamos que os valores da Democracia são bons (afinal podemos dizer e escrever o que pensamos) é impossível que Salazar tenha defesa. Nesses tempos por escrever estas linhas eu estaria preso.
A ignorância de quem nunca sofreu na pele a ditadura e a desonestidade intelectual de quem sabe o que foi e finge que não existiu são igualmente tristes. É o país que temos. E não me venham falar dos «comunistas» ou de álvaro cunhal. Não sou comunista, mas que eu saiba álvaro cunhal nunca foi lider de um estado autoritario desrespeitador dos direitos humanos nem nunca mandou matar ninguem.

GravatarComentário de Vitor Rodrigues
15 de Janeiro de 2007, 2:58 post meridiem

Depois do 25 de Abril a PIDE “so alterou o nome” era (COPCON)

GravatarComentário de Américo Dias
15 de Janeiro de 2007, 6:48 post meridiem

Viva a democracia, ainda bem que ela existe se senão não podiamos estar a falar tão abertamente de vários regimes.À uma coisa que não nos podemos esqueçer agora conseguimos falar dos regimes ditatoriais e na vigência do regimes ditatoriais?
O regime pinochet não assassinou milhares de chilenos e no entanto deixa por isso de ter seguidores, e o Hitler idem idem aspas aspas…

GravatarComentário de Manuel Santos
15 de Janeiro de 2007, 12:36 ante meridiem

O atraso que este Pais tem hoje, deve-se aos efeitos da politica praticada pelo Estado Novo. Essa revelação é evidente pela ingnorancia, dos comentaristas na defesa de salazar.
Um Povo que durante 45 Anos foi mal tradado, torturado, amordaçado, analfabeto. Deviam os portugueses que são defensores da liberdade, orgulhar-se dos muitos combatentes pela Democacia, se não tivessem tido essa coragem, que pagaram com a sua propria vida. não poderiamos estar aqui livremente a opinar.
Cuidado!
A Democracia pode estar em causa, se os democratas não continuarem a luta.
Hoje muitos dos que ivocam a democracia, não são mais nem menos, que Lobos vestidos com pele de Cordeiros.
Temos muitos e Grandes Portugueses: São aqueles com o seu trabalho, honesto, contibuem para o desenvolvimento deste País. Os Democratas” esploradores não gostam, não querem o Povo esclarecido e formado.
Viva Abril!
Viva aqueles que lutraram e lutam pelos direitos Humanos.

GravatarComentário de Hugo Santos
15 de Janeiro de 2007, 9:58 post meridiem

COMENTARIO DE JOÃO SILVA
Em: 24 Janeiro, 2007, 4:08 post meridiem

“Salazar merece ganhar. Fez-nos sobreviver à primeira republica e quando olho para os politicos de hoje tenho saudades do estado-novo. Há que notar que se Salazar oprimia alguém eram comunistas escumalha como Álvaro Cunhal que bem merecem ser oprimidos. Para não falar do grandioso e digno valor do nacionalismo que com o 25 de Abril se perdeu e foi deitado aos porcos.”

É triste existir pessoas com uma cultura tão ignorante e basica, pois “o pior cego é aquele que n quer ver” para bom entendedor meia palavra basta…

GravatarComentário de Maria João
15 de Janeiro de 2007, 10:36 post meridiem

D. Afonso Henriques – Este é o 1º e aquele que deu origem áquilo que somos hoje – uma nação.
Contra isto não há argumentos.

GravatarComentário de Adelino Agros
15 de Janeiro de 2007, 2:36 ante meridiem

Tanta discussão sobre quem seria o vencedor do programa, e quem seria o vencido. Eis o vencedor, António de Oliveira Salazar. Só gostaria de dizer algumas coisas, mas antes de mais manifesto o meu desagrado, por ter ganho alguém que cravou no pais, uma marca de subdesenvolvimento, que ainda hoje se sentem e são visíveis nos atrasos do nosso país, nomeadamente da nossa economia, levou o país e com ele o povo ao obscurantismo, pela repressão e pela força, pela fome e miséria.
Foi pela RTP, que se desenvolveu ao longo deste programa, uma promoção do regime e ideais fascistas, sendo isto anticonstitucional, pois esta consagrado na CRP a proibição da apologia dos ideias fascistas. Acho vergonhoso, também pelo desenrolar do programa, terem equiparado Salazar a Alvaro Cunhal, sendo Salazar um ditador e Alvaro Cunhal um lutador pela liberdade, um resistente ao regime fascista, e comparando o regime fascista ao comunismo, onde haveria igualdade e nao haveria exploração do homem pelo homem, o sonho milenar da humanidade. 25 DE ABRIL SEMPRE, FASCISMO NUNCA MAIS!

GravatarComentário de PJ
15 de Janeiro de 2007, 3:09 ante meridiem

Se põem o Cunhal (com aquela mongoloide pseudo-intelectual Estalinista a defende-lo) porque não podem pôr Salazar?!? Cunhal e Salazar são a mesma m****…

E o facto de Salazar ter ganho não quer dizer nada, aquilo não era exactamente um voto Popular, era mais um estupido programa de televisão de que pouca gente realmente quer saber em que os votos tinham que ser por telefone.

GravatarComentário de mónica
15 de Janeiro de 2007, 12:02 post meridiem

Bom dia, eu não sou grande fanática de conhecimento histórico português. Mas acho que não são uma vergonha as 10 figuras que elegeram, deparemo-nos com os factores que levam à selecção da entidade 100% português: a sorte que levou ao alcance de um feito; o facto de persistência por um maior período de tempo na história e o desejo/coragem/burrice de alcançar algo que levaram ao destaque.
Já se sabia que as principais personagens selecionadas seriam “ditadores”, para um povo no qual a cultura, o conhecimento a ciência chegou tarde e a más horas e não é vista como verdadeira mais valia. Tirando também a religião e o fanático futebol. Sobram as figuras dos desportos olimpicos e políticos. E claro as típicas personagens monarcas que também existiram nos outros países todos, tal como os santos, e os desportistas. Todos os países os têm.
Como é visto o povo Português, as palavras chave são saudade, fado, destino, tristeza, choro, e lamento. Muitas de origem religiosa, outros da nossa tendência nata para o drama ou estupidez. Os turistas vêm Portugal como um excelente território, com um clima fantástico boa comida e pessoas afáveis. Eu como Portuguesa apoio totalmente a visão a favor do país/território, mas tenho graves duvidas quanto ao povo, basta ver a expressão na cara dos portugueses nas ruas. Temos sempre a expressão pesada, triste, carrancuda, de sofrimento porque a psicologia que rege o país é lamentar a nossa história, isto vê-se no escândalo da criação de um museu com história de salazar. O ser humano culpa-se pelo que os outros seres humanos fazem de errado, mesmo que essa conutação errada só seja atribuida noutras eras. Veja o caso disparatado da Alemanha que quer despatriar Hitler. Nós continuamos a olhar por trás do ombro para o passado, em vez de aprender-mos com os erros e não os repetir e fazer-mos para supreender a história com actos tão positivos que contrabalançam e porque não os superam. Pelo contrário o ser humano tem sempre um escala entre os factos positivos e os negativos da sua existência, sempre mais elevada no nivel negativo.
A verdade é que o Português nunca está satisfeito, nunca está bem. Isto é promovido pelo meios de comunicação e pelo efeito da sociedade capitalista americana, que se ajusta numa potência mundial como é a América do Norte, mas que se desaqua ao nosso país motivo pelo qual temos nivel de endividamento elevadissimo e conseguimos atingir niveis de compras de prendas de natal no valor de equivalentes ao custo de aeroportos. Nós continuamos a manter-nos activos e em stress para não pensarmos em nós, para nos corrigirmos, e criar feitos que levem realmente a criar o grande português. Este programa deveria servir para ganhar-mos amor a Portugal porque um País faz-se pelas pessoas que nele activam. Mas para variar só levou a criticas e mais conversas inuteis que nos levam a serumas e não a actos, porque falar é facil mas fazer? [o ser Humano nunca toma a actitude perfeita para isso O Homem Criou Deus e não o oposto. E o que dá gana à vida são as forças opostas, tal como a natureza funciona. Nunca niguém será o Grande Português, em quanto continuar-mos a ser infelizes e não nos mexer-mos para mudar isso.

p.s. Desculpem lá os erros ortográficos! E o texto longo

GravatarComentário de AC
15 de Janeiro de 2007, 2:12 post meridiem

Então esquerduxos radicais, já engoliram o sapo???
O povo é sereno, e não é parvo!
O Homem era sério, honesto e já cá faz uma falta do caraças.
O verdadeiro POVO está farto da esquerda radical.

GravatarComentário de zehmanel
15 de Janeiro de 2007, 2:46 post meridiem

O fascista espreita da janela

GravatarComentário de MARGARIDA FERREIRA
15 de Janeiro de 2007, 3:51 post meridiem

é primeirissima vez que participo num blog. e espero não estar a dizer ou fazer alguma asneira. Mas desta vez tinha de conseguir dizer alguma coisa ao pais inteiro. tinha de poder mostrar o meu descontentamento com o resultado do programa!!!! que ideia deixará passar um povo, que elege como o maior portugues de sempre António de Oliveira Salazar!!!!!!!!! só quero pensar que a maioria dos portugueses estiveram-se borrifando para o programa dando hipotese a que uma qualquer escondida faixa de faxistas aproveitasse a oportunidade para se mostrar! ainda assim prefiro pensar que a maioria de nós estava muito mais interessado na floribela ou no novo programa da bela e do mestre. prefiro ser burra a ser inconsciente!!!

GravatarComentário de Rui Barreiros
15 de Janeiro de 2007, 9:08 post meridiem

Caros amigos tudo isto esta muito bonito, mas o que é certo, voçês os ditos (democratas) o homem já morreu ha tantos anos e ainda estão com mêdo dele e são voçês tão valentes.VIVA PORTUGAL-VIVA SALAZAR-DEUS,PÁTRIA e FAMÍLIA.

GravatarComentário de Pedro Santos
15 de Janeiro de 2007, 2:24 ante meridiem

Acho muita piada aos comunas e companhia. Então eles defendem a liberdade e tudo o que a mesma implica e dps quando se sentem ameaçados por figuras de extrema-direita decidem reclamar que é contra a lei a defesa incentivo ao fascismo, como ontem ouvi dizer a sra. Odete Santos no programa da RTP??? Que hipocrisia!!!
Proclamam o comunismo e o marxismo, no entanto os tristes exemplos que temos desse tipo de governação a nível mundial terminaram todos em situações de caos político e social.
Se todos somos livres de dizer e pensar o que bem entendermos, então eu digo com toda a convicção: VIVA SALAZAR!! VIVA PORTUGAL!! PORTUGAL AOS PORTUGUESES!!

GravatarComentário de Danny Madeira
15 de Janeiro de 2007, 2:44 ante meridiem

Bem sobre este concurso dos grandes portugueses os 3 do podio surpreenderam-me bastante. Pra mim D. Afonso Henriques deveria de figurar no podio pois sem ele n haveria portugueses ponto final paragrafo.
Alvaro Cunhal em 2º? Pra mim ja foi muito bom tar entre os 10, mas provavelmente la figurou devido aos portugueses de eskerda k temos no nosso país. Sim senhor foi um homem k lutou muito e k sofreu muito devido à ditadura mas n o julgo merecedor figurar entre os 10 maiores portugueses, kuanto mais nos 3 maiores.
Quanto ao Salazar em primeiro julgo k se pode dever a dois factos: ou a extrema direita portuguesa juntou-se e combinou isto ou então o povo está com saudades de alguns pontos positivos do governo de Salazar. E que pontos são esses? Havia respeito meus senhores, coisa k no Portugal de hoje n existe. Uns poderão lhe chamar medo, opressão, etc, mas n se verificava muita vergonha k ocorre por este pais fora actualmente. Havia trabalho à farta coisa k n se verifica no Portugal actual, mas temos k ver tb k o Portugal de então era diferente do de agora, exigia menos conhecimentos e formação pois operava em grande parte na agricultura, pesca e industria basica, tudo sectores k estão a ser dizimados no Portugal actual. Salazar livrou-nos duma guerra. Isto são os pontos positivos sobre Salazar.
Pontos negativos: PIDE e toda a censura e opressão daí vindas, mas n eskeçamos k a PIDE n poderia oprimir sem ter o contributo importante dos bufos, cidadãos portugueses aparentemente normais k ganhavam algum a denunciar ou lixar mesmo inocentes.(facto k acontece actualmente mas sem serem pagos…loool, ha muitos portugueses k continuam a lixar a vida de outros portugueses e n falo apenas de politicos) Salazar descurava a educação, pois sendo o ditador k foi sabia muito bem k um povo ignorante era muito mais facil de governar. Ninguem o pode censurar por isso, kk um k tivesse no papel de ditador fascista faria o mm. Salazar deveria ter dado a independencia às colónias cmo a Inglaterra fez com muitas das suas, mediante um pagamento anual de um chamado tributo. Evitava a guerra colonial e os gastos da mesma e o pais continuava a receber algum, mas a ganancia infelizmente falou mais alto. Acredito k Salazar poderia ter deixado os cofres do Estado cheios mas a corrupção (sim nakela altura tb havia corrupção e tvz pior do k actualmente so k o fluxo de riqueza das colonias dava pra meter ao bolso e manter o pais bem) e os gastos com a guerra esvaziaram a grande maioria e se restou algum foi distribuido depois do 25 de Abril entre os camaradas. E por ultimo Salazar foi admirador de Mussolini e ditador fascista, factos k n abonam muito em seu favor.
Aristides de Sousa Mendes tb acho k n merecia um lugar tão cimeiro mas merecia com toda a certeza estar acima dos 1º e 2º lugar, pois impediu k uns bons milhares de judeus fossem massacrados. Um bom exemplo de cmo todos os seres humanos deviam ser, ajudando o proximo mesmo k isso o prejudicasse.Provavelmente a sua posição deve-se ao lobby da comunidade judaica em Portugal.
Por mim o 1º seria D. Afonso Henriques pois sem ele n haveria Portugal nem portugueses e n consigo compreender cmo n ficou pelo menos no podio. D. João II tb merecia um maior papel de destaque pois foi um dos senhores responsaveis pelo periodo aureo k Portugal teve com os Descobrimentos . Estes senhores sim deveriam ser admirados pelas suas qualidades, qualidades k n vejo nos portugueses de hoje, qualidades cmo o dar a cara à luta, inovar, n ter medo do desconhecido. Estas qualidades fazem falta a um povo k esta atrasado na corrida da globalização.
Deixem mas é de ser bufos e filhos da p*ta a lixar a vida dos outros( k n teem consciencia k os são k é pior) cmo muitos são e de empatar tempo com discussões sobre o fascismo e a eskerda k isso n interessa a ninguém. É passado e n volta atrás. O k interessa é dar bom rumo ao país. E pronto fica por aki o meu comentario.

GravatarComentário de ryu
15 de Janeiro de 2007, 10:20 post meridiem

Eu penso… que se estão a esquecer q o srº doutor alvaro cunhal, só o foi (doutor) fazendo o seu doutoramento, na dita cuja cadeia…aonde eram torturados esses pobres coitados…..q até tinham tempo para escrever teses……
tenham mas é juizo…e realmente vão passar algum tempo numa biblioteca… a ler…deixem as vossas facções politicas e analizem (tempo, geografia e factor historico) da epoca do estado novo, e depois falem…
e não estou a falar dos paises facistas… estou a falar dos outros..todos eles com altos niveis de pobreza e analfabetismo.
e depois pensem se a coisa era assim tão má. por cá.
e não me digam para ir ter com salazar… nem ele hoje indireitava esta malta…que prefere viver de subcidios a trabalhar…deixando os trabalhos de mão obra, para os outros (todos os imigrantes q por aqui andam.)

GravatarComentário de Vic
15 de Janeiro de 2007, 8:56 ante meridiem

A liberdade é muito util á esquerda desde que seja para lembrar os seus mortos e vilipendiar os outros, enquanto a esquerda portuguesa continuar a ocultar e omitir os milhões de mortos de Mao, Estaline e outros não tem qualquer autoridade moral para falar de liberdade ou democracia.

Em relação ao comunismo e á sua implantação nada como resultados, por mal que estejamos,economicamente, quem de nós preferia ser russo ou chinês?? Os que preferirem podem sempre emigrar…….. O Partido comunista é uma aberração, O BE outra pior, cumprem a função social importantissima de nos lembrar continuamente do que temos de evitar e não queremos ser.
Como tal e ao contrário do Partido Comunista eu acho que se deve deixar falar toda a gente (inclusive a extrema direita) porque esta ideia de que o povo é estupido e não consegue discernir é muito comunista mas não pega..

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 12:19 ante meridiem

eu so posso interpretar a vitoria do nojeira salazar como 2 coisas:
1- forma de protesto contra o governo de socrates
2- estupidez e saudosismo do povo portugues

axo k este concurso, em primeiro lugar, nunca deveria admitir a participaçao de um ditador…ate ai fomos mais atrasados k o resto do mundo… a italia, proibiu a participaçao de mussolini e outros fascistas, a alemanha, a participaçao de hitler e dos nazis, etc…

demonstramos k somos um povo k tem a mania k sabe e k dps mostra k n sabe coisa nenhuma! foi merecido! vimos o povo k temos!
so me resta mesmo emigrar…

“Ditosa Pátria, que tais filhos tem….”

Haja razão…viva a Liberdade!

GravatarComentário de Danny Madeira
15 de Janeiro de 2007, 1:02 ante meridiem

Viva a Liberdade!!!… mas a Liberdade com limites e respeito pelo proximo, pois a liberdade sem limites transforma-se em anarquismo.
Italia e Alemanha proibiram a entrada de Mussolini e Hitler nos respectivos concursos , isso é lá com eles mas se fosse italiano ou alemão ficaria muito admirado se ficassem na lista dos grandes. Esses senhores envergonharam por completo as suas nações pois conduziram-nos à derrota total e cometeram actos contra a humanidade. Tal n aconteceu realmente com Salazar, sim foi um ditador, sim muita gente sofreu durante o seu regime mas penso k apesar de tudo Salazar é capaz de ter sido o ditador mais misericordioso da História, em comparação com todos os outros. Castigava apenas akeles k iam contra o seu regime e akeles k os bufos tramavam.
Não admiro Salazar mas decerto gostaria k existisse um certo nivel de respeito k existia no seu tempo e k os portugueses soubessem onde acaba a sua liberdade e começa a liberdade dos outros.
Quanto aos comunistas n deviam falar muito porque uma das suas grandes figuras iconicas foi Staline k massacrou milhares de pessoas nas gulags na Sibéria. Dps veem chorar k o Salazar e a PIDE fizeram isto e akilo. Deviam de ir pra Sibéria e dps logo vinham dizer alguma coisa.

GravatarComentário de Anonimo
15 de Janeiro de 2007, 12:14 post meridiem

Desde 1974 que estavamos esquecidos hoje mostramos que ainda permanecamos vivos.
Antecedentes morreram mas os filhos ficaram.
Resistencia Nacional
Viva Salazar

GravatarComentário de Figueiredo
15 de Janeiro de 2007, 9:36 post meridiem

Gostava de dizer ao sr. Anonimo k raio de resistencia ele pensa k tem ainda? xD coitados….os fascistas ainda levam cada coça nas eleiçoes….

Estão eskecidos, foram lembrados durante uma noite e umas semanitas e ja cairam no eskecimento XD

Sabe quantas pessoas votaram no nojeira salazar? 2.000.000 de pessoas. Sabe quantas pessoas vivem em Portugal? 10.000.000. Acorde, sonhador de meia-tijela. O Concurso teve 1/8 das audiências do Benfica-Porto! A RTP nao tem audiencias! As unicas pessoas que viam o concurso eram os velhotes conservadores que viram a RTP nascer em pleno salazarismo. Aliás, podia-se votar mais do k uma vez. Ja pensou que bastava 1.000.000 de pessoas votar 2 vezes no salazar para ele ja ter os 2 milhoes? ou entao 500.000 votarem 4 vezes para perfazer os 2.000 de votos que foram para salazar? Até chegar aos 10.000.000 que o país tem, ainda vai um bocado : )

Acorde, homem! O fascismo nao foi esquecido! O fascismo morreu! Ja agora, faça algo de bom para o país e morra também.

Cumprimentos a todos os anti-fascistas.

GravatarComentário de Pedro Cavaco
15 de Janeiro de 2007, 10:16 post meridiem

Foi giro, sem graça. Os comentários para este artigo terminam aqui :)