Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Janeiro 2008
M T W T F S S
« Dec   Feb »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

O pecado Apple

Uma das coisas que admiro na Apple é facilidade com que vende a banha da cobra aos seus clientes. Mas a parte fantástica é a facilidade com que eles a aceitam.
Mac é Moda e até eu gostava de ter um Mac, essa tal coisa do Keynote é algo que foge ao senso da industria informática, primeiro porque nenhuma empresa mundial tem a capacidade de ano a ano fazer algo estrondosamente bom e suficientemente inovador, basta olharmos para o passado e ganhar um pouco de consciência do presente para percebemos que além de isso não existir, muito menos é possível.
A Apple é sim uma empresa inteligente que sabe jogar com necessidades e futilidades de uma maneira única. Nas necessidades a Apple conseguiu dar a volta ao conceito de redundância de forma brilhante, objectivamente, ela própria se tornou o antagonismo da moda, como a conhecemos.

Neste mundo moderno, todos queremos ser actuais mas não iguais ao nosso vizinho, temos essa preocupação desde que saimos de casa até voltarmos, é uma situação embaraçosa estarmos no trabalho ou em qualquer outro sitio com um colega ou pessoa que possui a mesma T-Shirt ou Top que nós temos vestido no momento.
Já com o mercados dos acessórios (Gadgets) a coisa não é tão linear, primeiro porque não existe tanta oferta como a de roupa e segundo porque apesar das muitas marcas fortes, poucas andam na boca do mundo.
É nessa altura que nós criaturas originais procuramos o mesmo, não porque seja melhor, não porque nos torne diferentes ou nos dê mais estilo, não porque tenha maior qualidade ou melhor suporte técnico, não porque seja uma maravilha, não porque seja inovador, não porque o preço seja acessível, mas somente porque é moda e o Buzz nos morde, é nessa altura que Apple nos compra.

A Apple prima, pelo visual pelos pormenores, por um conjunto de factores a que eu chamo o mimo, afinal todos precisamos dele não é? Claro que sim, o estranho é todos queremos o miminho da Apple, o miminho do Steve Jobs.
O Mac Book Air é uma verdadeira porcaria, no entanto uns insistem em dizer que é um computador antes do seu tempo, a julgar pelos 80 gigas de disco deve ser isso. O computador portátil mais fino do mundo arrisca-se a ganhar outros atributos por inerência, o de fútil é certo, o de FLOP já dependerá mais de certos atributos humanos.

As futilidades da Apple começam a tornar-se marca, talvez não tanto porque a empresa o deseje, mas sim porque as pessoas anseiam por elas, a Apple vende o posicionamento da sua marca e não realmente os seus produtos, enquanto a resposta do mercado for esta, enquanto milhares gritarem desalmadamente sem motivo aparente, também não existe motivo para que mude.

Existem 3 dias em que a Internet é uma seca, o antes o durante e o depois da Keynote, é que não é chato, é saturante e tudo tão saloio.

Comentários

GravatarComentário de Bruno Miguel
19 de Janeiro de 2008, 4:11 post meridiem

“Existem 3 dias em que a Internet é uma seca, o antes o durante e o depois da Keynote, é que não é chato, é saturante e tudo tão saloio.”
Não são só três dias, são mais. São todos os dias em que se sabe de alguma novidade da Apple e se vêm posts que só dizem: maravilhoso, fantástico, lindo, brutal.

O MacBook Aéreo também não tem leitor de DVDs, não tem porta Ethernet e só tem uma porta USB. Isto já parece a “inovação” do Vista.

GravatarComentário de Bruno Miguel
19 de Janeiro de 2008, 5:27 post meridiem

Só a título de curiosidade
Este sim é um portátil decente!

GravatarComentário de mWm
19 de Janeiro de 2008, 6:04 post meridiem

Temos pena.

GravatarComentário de João Matos
19 de Janeiro de 2008, 12:06 post meridiem

que são bonitos ninguém pode duvidar, que já foram inovadores, ou pelo menos souberam aproveitar a inovação na altura certa também não, que estão a fazer o mesmo jogo da MS também não há duvidas.

cavaco, demoraste na ripada a Apple ;)

GravatarComentário de João Pacheco
19 de Janeiro de 2008, 11:47 post meridiem

Uma pergunta pertinente!

Tu és utilizador Mac Win ou linux ?
…não acredito que sejas um utilizador Mac, pois caso fosse não falas assim! Eu (ainda) não sou utilizador Mac, mas concordo e discordo com a tua opinião, contudo somos livres disso mesmo ;)

Tudo tem os seus altos e baixo, a Mac nesta vez não foi lá grande coisa, mas verdade seja dita, o mundo Mac está a crescer e a olhos vistos, não pelos seus utensílios sem utilidade mas pelos seus programas e pelo sistema operativo em si.

GravatarComentário de João Matos
19 de Janeiro de 2008, 12:40 ante meridiem

pelo que tenho “ouvido” sobre o S.O. não estão assim tão bem…

GravatarComentário de Pedro Cavaco
19 de Janeiro de 2008, 7:49 post meridiem

Basta ler a primeira frase do segundo paragrafo para perceber que não sou utilizador de Mac.
Penso ser muito erudito da tua parte dizeres que discordaria se tivesse um… provavelmente até o faria porque teria de justificar a mim proprio e aos outros que não escolhi uma coisa errada, no entanto isso não faria com que estivesse certo.

Concordo contigo que o mundo Mac está a crescer, mas também era impossível isso não acontecer após o lançamento do Vista.
Existem dois pontos concretos a distinguir no mundo da Apple, os factos e fatos, os primeiros têm que existir, já os outros podem ser vestidos, se é que me fiz entender…

;)

GravatarComentário de João Pacheco
19 de Janeiro de 2008, 8:26 post meridiem

;) Perfeitamente !