Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Janeiro 2008
M T W T F S S
« Dec   Feb »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

Pidgin o meu novo MI

PidginHoje foi o dia em que me mudei para o Pidgin, no Windows. No Linux ele é meu MI/IM de eleição, já no que toca ao janelas a coisa não era assim, MSN Live Messenger mais o dito Plus, os dois formam uma dupla no que toca ao consumo de memória como nunca visto. Além do mais, experimentem instalar o último Messenger, vão ficar cerca de 5 minutos sem poder fazer nada a olhar pa uma janela que vos incentiva a instalar o resto da casa Microsoft, numa jogada no mínimo feia embora nada surpreendente quanto à origem.

O Pidgin não é o supra sumo dos MI/IM mas é bom e recomenda-se. Quanto à tradução portuguesa, ela está uma porcaria, misturada com palavrões ingleses pelo meio, o tal pt-en que não faz dela nem carne nem peixe, é algo que necessita de ajuda, algo a que me vou propor.

O Pidgin instala por defeito e anexo o GTK+ quem vem com um Theme Selector, ele instala também o GNU Aspell se assim quisermos, no entanto tendo em conta que se trata de um corrector ortográfico livre e que tem a língua de Camões é capaz de ser algo útil.

As funcionalidades do Pidgin são as essenciais,  não existe a mariquice dos nudges nem as toneladas de publicidade anexadas aos eye-candy do Messenger, suporta várias protocolos em simultâneo (Jabber, MSN, ICQ, Yahoo, MySpaceIM, Google Talk, AIM, IRC, etc etc etc) e a memoria utilizada ronda os 15 MB com normalidade.
Não é um mensageiro de massas porque foi feito essencialmente para a comunicação escrita, funcionalidades como câmara ou microfone não existem o que é um forte condicionante para quem faz disso um uso comum.
As grandes vantagens do Pidgin além do facto de ser Software Livre, residem no facto de ser um mensageiro que suporta vários protocolos em simultâneo, de ser rápido, visualmente agradável e de ser simples mas não demasiado vago.
O desenvolvimento constante é mais uma qualidade que longo prazo poderá fazer deste MI/IM uma referência no seu meio, até lá a diferença continuaremos a ser nós.

O download do Pidgin poder feito aqui, para os mais relutantes fica o conselho de verem outras opiniões e explorarem o local do programa.

Comentários

GravatarComentário de ZeX
14 de Janeiro de 2008, 12:58 post meridiem

Para messengers em Win só há uma palavra: Miranda ( http://miranda-im.org )
E mais não digo… porque não é preciso. ;)

GravatarComentário de Pedro Cavaco
14 de Janeiro de 2008, 1:03 post meridiem

Nem é preciso dizer, também é um Bom MI/IM ;)

GravatarComentário de Pedro Diogo
14 de Janeiro de 2008, 7:50 post meridiem

Eu tenho vindo a usar o Emesene para Linux e não podia estar mais satisfeito.

O Emesene é bastante mais completo para o Messenger, com determinadas features que não estão presentes no Pidgin.

GravatarComentário de Jefferson Martins de Oliveira
14 de Janeiro de 2008, 10:43 post meridiem

Gosto muito do pidgin. Muito simples e prático. Entretanto, ainda não descobrir o porquê meu status no pidgin não me deixa ficar online. Por mais que eu coloque no meu status como disponível, meus amigos sempre me enxergam como offline. E o pior é que isso só acontece com uma conta do msn. As outras estão normal. Acho que o til Bill deve estar me bloqueando pelo protocolo, já que também no livemensenger do Rwin isso não acontece. Vai entender :-(

GravatarComentário de gil
14 de Janeiro de 2008, 6:17 post meridiem

Boas.
antes de mais parabéns por este espaço. não costumo comentar mas costumo visitar amiúde.

a minha intervenção prende-se precisamente com o Pidgin. uso-o há já bastante tempo em ambiente windows, e considero-o eficiente mas limitado. ouço, há algum tempo, falar de actualizações que poderão, nomeadamente, incluir suporte para webcam. Nunca mais aparece…

Por acaso saberá o amigo Pedro, de algum IM livre com suporte para webcam e que permita o multiplataforma (i.e. suporte para google talk, messenger, aol, etc…)????

GravatarComentário de João Matos
14 de Janeiro de 2008, 8:51 post meridiem

sim, o kopete, em bons sistemas operativos unix que corram o kde :D
é multiplataforma, multi-cliente, suporte som e audio do msn

recomendo o amsn para quem quer permanecer livre, mas não vive sem msn

GravatarComentário de ponto
14 de Janeiro de 2008, 11:16 post meridiem

já experimentaste o emesene? : 3

GravatarComentário de gil
14 de Janeiro de 2008, 9:39 ante meridiem

boa. obrigado pelas dicas. o AMSN já conhecia mas acho-o “pesado”, vocês não?? quanto ao kopete e ao emesene vou procurar saber mais.

mais uma vez, obrigado :)

GravatarComentário de Jonnhy Maradona
14 de Janeiro de 2008, 10:33 ante meridiem

Gostaria de saber se alguem tem como me explicar a duvida do Jefferson Martins de Oliveira? eu tbm to com o mesmo problema em relaçao ao Pidgin, eu nao fica online quando eu to no pidgin mesmo qndo eu estou como disponivel, mas soh nao aparece no ambiente Windows…. Se alguem puder me responder essa duvida que nao quer calar… rsrs… pode ser ate no meu msn: jonnhycampos@hotmail.com

GravatarComentário de Aluisio Saboya
14 de Janeiro de 2008, 11:13 ante meridiem

Olá Pedro, cara já usei o pidgin a um tempo atrás e voltei a usar agora.. e queria saber um pouco mais sobre os plugins dele. sabe um site com bons plugins para ele? abraço cara.

GravatarComentário de Mario Henrique Voorsluys
14 de Janeiro de 2008, 9:36 ante meridiem

Se alguém souber responder a dúvida do Jefferson, e Jonnhy, por favor, poderiam me informar, por e-mail, ou aki nos posts mesmo. Pois estou enfrentando exatamente o mesmo problema.
msn: mario_h_voorsluys@hotmail.com

GravatarComentário de nogh
14 de Janeiro de 2008, 4:41 ante meridiem

Eu faço o mesmo pedido que Jefferson, Jonnhy e Mario.
Não sei pq apareço offlines estando online.
Obrigado.