Pidgin o meu novo MI
Hoje foi o dia em que me mudei para o Pidgin, no Windows. No Linux ele é meu MI/IM de eleição, já no que toca ao janelas a coisa não era assim, MSN Live Messenger mais o dito Plus, os dois formam uma dupla no que toca ao consumo de memória como nunca visto. Além do mais, experimentem instalar o último Messenger, vão ficar cerca de 5 minutos sem poder fazer nada a olhar pa uma janela que vos incentiva a instalar o resto da casa Microsoft, numa jogada no mínimo feia embora nada surpreendente quanto à origem.
O Pidgin não é o supra sumo dos MI/IM mas é bom e recomenda-se. Quanto à tradução portuguesa, ela está uma porcaria, misturada com palavrões ingleses pelo meio, o tal pt-en que não faz dela nem carne nem peixe, é algo que necessita de ajuda, algo a que me vou propor.
O Pidgin instala por defeito e anexo o GTK+ quem vem com um Theme Selector, ele instala também o GNU Aspell se assim quisermos, no entanto tendo em conta que se trata de um corrector ortográfico livre e que tem a língua de Camões é capaz de ser algo útil.
As funcionalidades do Pidgin são as essenciais, não existe a mariquice dos nudges nem as toneladas de publicidade anexadas aos eye-candy do Messenger, suporta várias protocolos em simultâneo (Jabber, MSN, ICQ, Yahoo, MySpaceIM, Google Talk, AIM, IRC, etc etc etc) e a memoria utilizada ronda os 15 MB com normalidade.
Não é um mensageiro de massas porque foi feito essencialmente para a comunicação escrita, funcionalidades como câmara ou microfone não existem o que é um forte condicionante para quem faz disso um uso comum.
As grandes vantagens do Pidgin além do facto de ser Software Livre, residem no facto de ser um mensageiro que suporta vários protocolos em simultâneo, de ser rápido, visualmente agradável e de ser simples mas não demasiado vago.
O desenvolvimento constante é mais uma qualidade que longo prazo poderá fazer deste MI/IM uma referência no seu meio, até lá a diferença continuaremos a ser nós.
O download do Pidgin poder feito aqui, para os mais relutantes fica o conselho de verem outras opiniões e explorarem o local do programa.
Publicado a 14 de Janeiro de 2008, em: InfoTec
Etiquetas: aspell, chat, gtk+, im, mi, pidgin, windows
Partilhar:
Digg
del.icio.us
Sapo Tags
doMelhor
FixolaS
Rec6
Comentários: 12 comentários
Comentários
Comentário de Pedro Cavaco
14 de Janeiro de 2008, 1:03 post meridiem
Nem é preciso dizer, também é um Bom MI/IM ;)
Comentário de Pedro Diogo
14 de Janeiro de 2008, 7:50 post meridiem
Eu tenho vindo a usar o Emesene para Linux e não podia estar mais satisfeito.
O Emesene é bastante mais completo para o Messenger, com determinadas features que não estão presentes no Pidgin.
Comentário de Jefferson Martins de Oliveira
14 de Janeiro de 2008, 10:43 post meridiem
Gosto muito do pidgin. Muito simples e prático. Entretanto, ainda não descobrir o porquê meu status no pidgin não me deixa ficar online. Por mais que eu coloque no meu status como disponível, meus amigos sempre me enxergam como offline. E o pior é que isso só acontece com uma conta do msn. As outras estão normal. Acho que o til Bill deve estar me bloqueando pelo protocolo, já que também no livemensenger do Rwin isso não acontece. Vai entender :-(
Comentário de gil
14 de Janeiro de 2008, 6:17 post meridiem
Boas.
antes de mais parabéns por este espaço. não costumo comentar mas costumo visitar amiúde.
a minha intervenção prende-se precisamente com o Pidgin. uso-o há já bastante tempo em ambiente windows, e considero-o eficiente mas limitado. ouço, há algum tempo, falar de actualizações que poderão, nomeadamente, incluir suporte para webcam. Nunca mais aparece…
Por acaso saberá o amigo Pedro, de algum IM livre com suporte para webcam e que permita o multiplataforma (i.e. suporte para google talk, messenger, aol, etc…)????
Comentário de João Matos
14 de Janeiro de 2008, 8:51 post meridiem
sim, o kopete, em bons sistemas operativos unix que corram o kde :D
é multiplataforma, multi-cliente, suporte som e audio do msn
recomendo o amsn para quem quer permanecer livre, mas não vive sem msn
Comentário de ponto
14 de Janeiro de 2008, 11:16 post meridiem
já experimentaste o emesene? : 3
Comentário de gil
14 de Janeiro de 2008, 9:39 ante meridiem
boa. obrigado pelas dicas. o AMSN já conhecia mas acho-o “pesado”, vocês não?? quanto ao kopete e ao emesene vou procurar saber mais.
mais uma vez, obrigado :)
Comentário de Jonnhy Maradona
14 de Janeiro de 2008, 10:33 ante meridiem
Gostaria de saber se alguem tem como me explicar a duvida do Jefferson Martins de Oliveira? eu tbm to com o mesmo problema em relaçao ao Pidgin, eu nao fica online quando eu to no pidgin mesmo qndo eu estou como disponivel, mas soh nao aparece no ambiente Windows…. Se alguem puder me responder essa duvida que nao quer calar… rsrs… pode ser ate no meu msn: jonnhycampos@hotmail.com
Comentário de Aluisio Saboya
14 de Janeiro de 2008, 11:13 ante meridiem
Olá Pedro, cara já usei o pidgin a um tempo atrás e voltei a usar agora.. e queria saber um pouco mais sobre os plugins dele. sabe um site com bons plugins para ele? abraço cara.
Comentário de Mario Henrique Voorsluys
14 de Janeiro de 2008, 9:36 ante meridiem
Se alguém souber responder a dúvida do Jefferson, e Jonnhy, por favor, poderiam me informar, por e-mail, ou aki nos posts mesmo. Pois estou enfrentando exatamente o mesmo problema.
msn: mario_h_voorsluys@hotmail.com
Comentário de nogh
14 de Janeiro de 2008, 4:41 ante meridiem
Eu faço o mesmo pedido que Jefferson, Jonnhy e Mario.
Não sei pq apareço offlines estando online.
Obrigado.
14 de Janeiro de 2008, 12:58 post meridiem
Para messengers em Win só há uma palavra: Miranda ( http://miranda-im.org )
E mais não digo… porque não é preciso. ;)