Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Abril 2007
M T W T F S S
« Mar   May »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

MeM: MediaCoder

Mitos e MetasEste é mais um artigo da série Mitos e Metas no âmbito da promoção para a comutação de Software Proprietário por Software Livre. Este artigo foi elaborado pelo João Rocha do local Programas Livres e sua distribuição é plenamente incentivada:

MediaCoder é um excelente conversor áudio/vídeo munido de um grande leque de codecs tornando-se numa das mais completas ferramentas de conversão, livres. Suporta 32 formatos diferentes de entrada e 24 formatos de saída entre os quais o formato média da Playstation Portable. Com inúmeras configurações de compressão/redução, conversão para aparelhos portáteis (Telemóveis, PDA, reprodutores MP4, PSP e VCD/DVD), não sendo necessário instalar qualquer codec, reprodutor ou registo no sistema.

Formatos de entrada suportados:
• MP3, Ogg Vorbis, AAC, AAC+/Parametric Stereo, AMR NB/WB, MusePack, WMA, RealAudio
• FLAC, WavPack, Monkey’s Audio (APE, APL), OptimFrog, AAC Lossless, WMA Lossless, WAV
• H.264, Xvid, DivX 4/5, MPEG 1/2/4, H.263, 3ivx, RealVideo, Windows Media Video 7/8/9, DV
• AVI, MPEG/VOB, Matroska, MP4, RealMedia, ASF/WMV, Quicktime MOV, OGM
• CD, VCD, DVD, CUE Sheet

Formatos de saída suportados:
• MP3, Ogg Vorbis, AAC, AAC+/Parametric Stereo, AMR NB/WB, MusePack, WMA
• FLAC, WavPack, Monkey’s Audio (APE, APL), OptimFrog, WMA Lossless, WAV
• H.264, Xvid, DivX 4/5, MPEG 1/2/4, H.263, Flash Video, etc.
• AVI, MPEG/VOB, Matroska, MP4, PMP (PSP Media Player Format)

O MediaCoder é um programa em desenvolvimento. As novas versões ainda são instáveis e devem ser usadas com algum cuidado. O MediaCoder não é um programa fácil de utilizar, mas é muito poderoso e permite converter quase tudo em tudo, no entanto para executar algumas conversões é necessário ter conhecimentos prévios. O autor começa no entanto a dar sinais positivos na ultimas versões de que as conversões serão mais fáceis e intuitivas. Isso é conseguido através de interfaces (extension) individuais para determinadas conversões. Neste momento já é possível converter para ipod sem grande stress através de uma extensão própria. Existem inúmeras extensões como por exemplo conversão para PSP, DVD, VCD, Zen, telemóveis, etc. Esta é sem dúvida uma das características mais interessantes do programa. Existe pouca documentação sobre o MediaCoder, muito menos em português por isso o sítio Programas Livres iniciou um conjunto de guias. Ainda só foi publicado um guia mas outros virão. Este MediaCoder é claramente um dos programas livres do momento.

Comentários

GravatarComentário de Martins
4 de Abril de 2007, 12:28 post meridiem

Comprei um mp4 Top.G para o meu filho mas nao consigo fazer rodar nenhum video nele so roda o que veio instalado (avi). Tentei usar o media-coder mas nao consegui. Alguma sugestao?
Obrigado……..

GravatarComentário de Fabrício Bezerra
4 de Abril de 2007, 2:09 ante meridiem

Como vai!? Preciso da sua ajuda, acabei de instalar o MediaCoder v. 0.6.0 build 3798, converti dvds de um programa de um clube que será disponibilizado no YouTube, contudo preciso que os referidos vídeos sejam ripados (convertidos) em um só arquivo, por que atualmente os mesmos são gerados de forma separada, no formato AVI. Você sabe como fazê-lo através do MediaCoder!? Senão, qual o software que poderia utilizar, levando em consideração o tamanho final do arquivo, o bitrate e a qualidade, sem esquecer que necessito atingir no máximo 100 Mb, visto que o Youtube só aceita até este tamanho. (cada vídeo possui 30 minutos de duração, totalizando 40 edições) ahhh!

Agradeço a sua atenção.

GravatarComentário de Mizassis
4 de Abril de 2007, 3:40 post meridiem

Só queria parabenizá-lo pelo tutorial do mediacorder. Aproveitei várias dicas pois estava perdida!! e pelo jeito entende bem mesmo!! Parabéns de novo!! e Muito Obrigada.

GravatarComentário de Gustavo Rocha
4 de Abril de 2007, 6:01 ante meridiem

Pedro,

Parabens pela iniciativa de disponibilizar Informaçao sobre o MediaCode,
Voce deve ser um conhecedor do assunto e acredito que pode me ajudar, a minha duvida é a seguinte,
Estou fanzendo alguns “filmes” caseiros com fotos e filmes da minha maquina fotografica digital e estou usando o programa Movie Maker do Windows XP e esse mesmo programa salva em WMV entao como faço para converte para Mpeg para que possa ser passado para o DVD?
Desde agradeço e muito pela ajuda…
Gustavo

GravatarComentário de mayara
4 de Abril de 2007, 7:45 post meridiem

Pedro, não consegui abrir o tutorial do mediacoder :\
você por acaso saberia dizer como faço um filme em wma pode ser convertido para mpeg1,2 (não sei qual se usa para ver no dvd) e se tem que usar um dvd ou cd normal para vê-lo no dvd.?

GravatarComentário de Pedro Cavaco
4 de Abril de 2007, 2:07 ante meridiem

Mayara, a ligação parece estar funcional (para mim funciona). Quanto à questão, podem-se ver CD’s num leitor de DVD se o CD for gravado em “formato” VCD. Caso não seja isso o desejado é usar um DVD mesmo.