Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Novembro 2007
M T W T F S S
« Oct   Dec »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

Fedora 8, uma pequena análise…

FedoraDecidi experimentar o novo Fedora 8, a primeira distribuição Linux que instalei na vida foi o Red Hat 5.2, quando ele ainda era bem cinzento e fosco, hoje o cinzento sou eu. Depois disso, nunca mais voltei ao chapeuzinho vermelho, talvez porque o Slackware fosse muito mais a onda do momento, talvez porque o Fluxbox, fosse na altura o meu conceito chave de um bom Desktop

O novo Fedora está bastante bom, o processo de instalação está muito facilitado e concreto, não existem opções a menos nem a mais, existe tudo aquilo que necessitamos para instalar correctamente o sistema operativo com facilidade. O processo pós instalação foi no meu caso um bom exemplo, sem os drivers proprietários como manda a boa politica da distribuição, tudo ficou a funcionar no sitio certo, desde a resolução ao hardware, estava tudo no sitio.

O yum actua na distribuição como synaptic ou o apt-get, mesmo com o livna (um repositório não oficial e não tão livre), a variedade de aplicações ou recursos que se podem obter lá é comparativamente menor em relação ao equivalente do Ubuntu, por exemplo.
Os mp3 tocam por defeito sem a necessidade de instalar o respectivo codec, mas instalar os restantes não é tarefa assim tão fácil ou directa.

A nível de aplicações o Fedora, vem com um leque bastante atractivo, o que faz da distribuição uma boa solução para ambientes mais profissionais e onde os pormenores além do eye candy contam.
Não é (ainda) a melhor distribuição para quem anda à pouco tempo no mundo do Linux, é uma distribuição forte, com características bem interessantes, que apesar do visual agradável e limpo, terá ainda um bom caminho a percorrer no que toca à fluidez das coisas para o utilizador mais comum, que não vive sobre patentes palermices americanas e que acima de tudo não gosta de dar grandes voltas.

Comentários

GravatarComentário de João Matos
14 de Novembro de 2007, 6:51 post meridiem

mas porque é que não é “a melhor distribuição para quem anda à pouco tempo no mundo do Linux”?

tudo o que disseste foram pontos positivos, portanto ta excelente!

GravatarComentário de Pedro Cavaco
14 de Novembro de 2007, 12:42 ante meridiem

Porque existem coisas de uso bem comum que dão um certo trabalho a por no sitio certo.

GravatarComentário de João Matos
14 de Novembro de 2007, 1:21 post meridiem

ja percebi…

enfim, isso não faz uma ma distro.

infelizmente existe um grande grupos de pessoas comudistas que se preocupam mais com a questão do mais facil deixando de fora outras questões mais importantes.

é como diz o stallman: inercia social

GravatarComentário de Pedro Cavaco
14 de Novembro de 2007, 5:42 post meridiem

Eu não disse que fazia ou era uma má distribuição, muito pelo contrário.