Radiohead e os números livres
Quando à um tempo não muito atrás, o grupo Radiohead apresentou o seu mais recente álbum, fora dos bolsos dominantes das editoras e totalmente livre para download, meio mundo abanou. Recentemente foram divulgados alguns dados resultantes do "processo livre" em torno do álbum, de todos os entusiastas que sacaram a obra através da página da banda, apenas 38% pagou. A média de pagamentos rondou os 6 dólares, tendo sido registado um maior número de pagamentos nos Estados Unidos da América onde inclusivamente os valores pagos também foram mais altos, cerca de 8 dólares.
Não são dados nem bons nem maus, é natural que um estado-unidense tenha maior facilidade em pagar o álbum do que um português que nunca ouviu falar do MBnet, não passando directamente por uma editora, talvez o lucro real da banda também seja muito maior (especulação) e isso é positivo quanto baste.
É surpreendente que num mundo onde todos são piratas aos olhos das editoras, 40% desses criminosos estejam dispostos a pagar por aquilo que realmente gostam, por aquilo que lhes foi dado a conhecer e não pelo que lhes foi simplesmente imposto. Ah! e tudo sem DRM…
Publicado a 6 de Novembro de 2007, em: Cultura
Etiquetas: álbum, banda, dados, editoras, lucro, radiohead
Partilhar:
Digg
del.icio.us
Sapo Tags
doMelhor
FixolaS
Rec6
Comentários: nenhum