Descentral Eléctrica
A cidade do Barreiro, uma ex-cidade-industrial, sempre se habituou a viver lado a lado com o património daquele que foi “o grande testemunho” da antiga CUF, a industria.
O Barreiro é uma cidade da “Margem Sul” com um potencial enorme e uma vista única sobre Lisboa, que infelizmente e fruto da sua própria história, se tem transformado muito lentamente.
Recentemente e devido a desenvolvimentos regionais, a cidade viu perder o seu maior arranha céus, a chaminé da Central Termoeléctrica da EDP.
Com a sua construção iniciada em 1973 estamos a falar de 39 anos a marcar a paisagem e as memórias da população que por aqui habita e habitou, existem muitas histórias e muitos detalhes, mas esses ficarão para uma próxima vez.
Achei assim importante, que o registo histórico, do desmantelamento ficasse guardado, digo mais… achei importante que o primeiro desmantelamento deste género feito em Portugal, ficasse registado e acima de tudo fosse partilhado, é histórico.
Com base nos dados da Wikipédia, criei assim a imagem/gráfico abaixo, para dar uma noção mais palpável do tamanho do edifício em questão, não é o maior mas é dos maiores.
O desmantelamento total (Central Termoelétrica + Chaminé) deve ter demorado cerca de 5 meses, e foi realizado pela Ambigroup.
Durante o desmantelamento da chaminé foi usado um sistema elevatório e robôs comandados remotamente que quando o vento permitia, metro após metro faziam as suas etapas.
As fotos estão online e podem ser consultadas aqui no Flickr, têm uma licença CC, agora e porque é digno de registo, o vídeo da “Descentral Electrica”, espero que gostem, e partilhem.
Publicado a 5 de Março de 2012, em: Cultura, Geral, Portugal
Etiquetas: barreiro, central termoeléctrica, chaminé, cuf, edp
Partilhar:
Digg
del.icio.us
Sapo Tags
doMelhor
FixolaS
Rec6
Comentários: nenhum