O adeus de José Saramago
O primeiro e único Prémio Nobel da literatura português até ao momento, José Saramago, faleceu aos 87 anos, depois de uma vida bastante vivida. Goste-se ou não do Homem, o seu legado é inestimável e parte integrante da cultura e História de Portugal.
Criticado por muitos e censurado por alguns, José Saramago é acima de tudo um português, um cidadão que zangado com o governo de Cavaco Silva e não com o país, assentou pilares na vizinha Espanha.
Com a morte de José Saramago, Portugal declara dois dias de luto nacional, por cá e pelo mundo inteiro, chora-se a perda de um raro da sua espécie, de um criativo, de um carrancudo sentimental e do bestial para muitos besta.
Neste mesmo Portugal, o seu Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o mesmo que enquanto Primeiro Ministro e através do seu ministério, nomeadamente o de Sousa Lara, nega o livro, O Evangelho segundo Jesus Cristo, à lista de romances portugueses candidatos a um prémio literário europeu; Não compareceu no funeral de José Saramago enquanto está de férias nos Açores.
A mais alta individualidade do Estado Português e representante de todos os portugueses, deixa cinco linhas escritas na página da presidência e permanece de férias nos Açores enquanto Portugal enterra o seu escritor mais influente das últimas décadas, Prémio Nobel da Literatura.
Bernardo Soares pela mão do grande Fernando Pessoa escreveu um certo dia: a minha pátria é língua portuguesa.
Os grandes portugueses, marcam e sempre marcaram Portugal por aquilo que fazem e não por aquilo que deviam ou não deviam ter feito.
Obrigado, José.
Publicado a 20 de Junho de 2010, em: Cultura, Portugal
Etiquetas: cavaco, escritor, josé saramago, legado, saramago
Partilhar:
Digg
del.icio.us
Sapo Tags
doMelhor
FixolaS
Rec6
Comentários: 3 comentários
Comentários
Comentário de Francisco
20 de Junho de 2010, 3:46 post meridiem
O Sr. Presidente Cavaco agiu muito bem, do meu ponto de vista. Se não existia uma ligação positiva entre eles durante a sua vida, porque teria de ir agora ao funeral, de uma pessoa que para ele nada lhe dizia?
Comentário de Pedro Cavaco
20 de Junho de 2010, 7:21 post meridiem
Francisco, porque ao contrário de todos nós, ele antes de ser o cidadão Cavaco Silva, é o Presidente Cavaco Silva. A diferença é mesmo muita.
Pingback de Tweets that mention Pedro Cavaco » O adeus de José Saramago — Topsy.com
20 de Junho de 2010, 1:12 post meridiem
[…] This post was mentioned on Twitter by Pedro Cavaco, planetgeek. planetgeek said: Pedro Cavaco: O adeus de José Saramago http://bit.ly/bXbVqh […]