Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Abril 2009
M T W T F S S
« Mar   May »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

A baía dos piratas criou um túnel…

Entrou recentemente em cena na Suécia, um conjunto de leis mais restritas em relação à pirataria informática no âmbito de uma Directiva Europeia (IPRED). Basicamente o que a industria conseguiu, foi que os ISP’s possam por em prática o Deep Packet Inspection, que explicado de uma maneira leiga, permite inspeccionar os pacotes de dados transferidos.

Como é do conhecimento geral, o The Pirate Bay é um residente Sueco que com estas novas medidas poderia de certa forma entrar em cheque, afinal o objectivo de tudo isto é esse mesmo.
O que não terá passado pela cabeça da industria é que talvez quem monta um Tracker perceba alguma coisa de como a informática funciona, como o que não nos mata torna-nos mais fortes, nasceu então o IPREDATOR, que é basicamente o The Pirate Bay dentro de uma VPN um pouco diferente, com encriptação, sem registo de logs e com um custo de 5€ mensais.

Claro que tanto a nível ético como a nível técnico as coisas são bastante mais complexas, mas a grande lição a tirar de tudo isto é que pessoas até estão dispostas a pagar pelos conteúdos digitais, a única diferença e a julgar pela adesão que o IPREDATOR está a ter, é que mais vale pagar a um pirata e ser livre do que ser assaltado por uma editora para ser correcto.

Recomendo também a leitura de este, este e este.

Comentários

GravatarComentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
16 de Abril de 2009, 11:11 ante meridiem

Excepcional observação, uma síntese bem feita de um assunto tão atual. Nem sempre conseguimos nos expressar de forma tão clara e objetiva, você conseguiu captar o sentimento de milhões de pessoas em apenas três parágrafos, muito legal!

GravatarComentário de Pedro Cavaco
16 de Abril de 2009, 4:26 post meridiem

Muito Obrigado pelo comentário, Sérgio.