Fotografia de Pedro Cavaco

Menu:

Pesquisar

Maio 2007
M T W T F S S
« Apr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Arquivos

Categorias

Momentos


Social

Twitter

Suportes

Arch Linux Whos Amung Us Valid XHTML 1.0 Transitional Valid CSS Level A conformance Valid RSS

MeM: Griffith

Mitos e MetasEste é mais um artigo da série Mitos e Metas no âmbito da promoção para a comutação de Software Proprietário por Software Livre. Este artigo foi elaborado pelo Luís Bastos do local Programas Livres e sua distribuição é plenamente incentivada:

O mundo Open Source é uma caixinha de surpresas e por vezes sem querer encontramos programas que são tão bons, que nos perguntamos o porquê de serem tão pouco divulgados e conhecidos. Foi assim, por acaso, que encontrei o Griffith, um programa brilhante a todos os níveis e com a vantagem (orgulho?) de ser um projecto português. O Griffith é um programa que permite catalogar filmes. É indicado para quem tem muitos filmes em DVD e quer organizar-se, mas também é útil aos cinéfilos que assim podem ter informação sobres filmes de uma maneira rápida e organizada. Como funciona? Basta escrever o título do filme e escolher o local na Internet onde será retirada a informação. O IMBD é a grande referência, mas para quem quer a informação em português existem muitas opções como por exemplo o 7arte. A partir daí o programa trata do resto, recolhe a informação e insere no nosso catálogo.

Caso a informação não seja do nosso agrado podemos sempre acrescentar algo ou editar e também, para o caso do cartaz, optar por retirar um cartaz com maiores dimensões do sítio Amazon. Esta última funcionalidade não funciona a 100% no Windows XP, a pré-visualização do cartaz aparece por detrás da janela principal. Trata-se de uma falha do pygtk em Windows. Em Linux, não se verifica. Esperemos que seja resolvido pela equipa do pygtk brevemente.

Outra funcionalidade de muita utilidade é a gestão dos empréstimos. Poderá assim controlar e saber onde estão os seus dvds. Ferramenta interessante para quem tem amigos esquecidos.

Existem muitas outras funcionalidades, todas elas interessantes e úteis:
– Possibilidade de criar capas para os DVDs
– Multiplataforma (Linux, Windows XP e Mac OS)
– Numeração automática dos filmes, etc…

A interface é clara e muito bem conseguida e o programa prima pelo bom gosto. No sítio oficial podemos também encontrar um fórum bastante activo. O programa está em constante evolução e prevê-se a adição de novas funcionalidades em breve, tais como importação de outros formatos e a possibilidade de escolher campos durante o download da informação. Não experimentar este programa é perder uma boa oportunidade de conhecer uma fantástica ferramenta portuguesa. Obrigado Vasco Nunes. Indispensável para quem gosta de cinema.